a b
número 4 - julho de 2007
dddd
 
   
 
 
     
 
ALINHAVANDO EMOÇÕES
 
 
 
 

Realizado pelas mães dos hóspedes da Pousada da Solidariedade VIAVIDA, sob coordenação de Nara Antunes, o grande manto de 2,5 por 1,5 metros, reuniu os sonhos, as esperanças e angústias de quem está na espera por um órgão ou na recuperação de um transplante.

Com o objetivo de sensibilizar a população gaúcha para incrementar o número de doadores no Estado e homenagear o Dia das Mães, comemorado no domingo, 13 de maio, o painel “Alinhavando Emoções” fez uma união de quadros com aplicações de tecidos e bordados.

O trabalho, que serve como um canal de expressão das emoções foi orientado por Dona Nelly Ripoll, que há seis anos trabalha com a técnica de aplicação em tecidos. O trabalho esteve em exposição entre 09 e 12 de maio, no espaço cedido pelo Shopping Total, em seu novo prédio, que fica ao lado do Supermercado Zaffari.

Clique aqui para ler o texto de Nara Antunes sobre o projeto.

 
     
 
   
 
 
     
 
DIA DA SOLIDARIEDADE
 
     
 

No sábado, 19 de maio, a VIAVIDA participou do DIA DA SOLIDARIEDADE. Organizado pelo Comitê da Solidariedade, o evento aconteceu no Parque da Redenção com o objetivo de chamar a atenção para a importância de ser solidário. Entidades sociais, ONGs e empresas privadas estiveram envolvidos no evento, e a Viavida esteve informando o público sobre a doação de órgãos e tecidos, através de brincadeiras e entrega de brindes.

 
     
   
   
 
 
     
 
CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA HEPATITE C
 
     
 

No dia 27 de maio último, a VIAVIDA participou de uma campanha de prevenção da Hepatite C. A ação foi realizada no Parque Farroupilha em Porto Alegre, buscando conscientizar e orientar a população sobre a prevenção da doença.
A entidade foi representada por sete voluntários que trabalharam na distribuição de 1.200 folderes.

 
     
   
   
 
 
     
 

PALESTRA E TEATRO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

 
     
 

Em 19 de junho último, durante todo o dia, os alunos e professores das quartas, quintas, sextas e sétimas séries da escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Brasil, no bairro Partenon, assistiram palestras e uma apresentação de teatro abordando a questão da doação de órgãos.

Os palestrantes foram o médico Walter Garcia e a presidente da Via Vida, Maria Lúcia Elbern. Também participaram do encontro os voluntários Flora Rejane Borowski, Zoé Benetti e Wilson de Olveira Rosa.

Entre as várias atividades propostas, houve a apresentação de uma peça de teatro, encenada pelo grupo da 3ª idade da ULBRA, com direção de Déia de Azambuja, além da leitura de poesias, quando a aluna Isadora, da 4ª série, leu três poemas de autoria do voluntário Wilson de Oliveira Rosa, com a temática relacionada ao assunto debatido.

Este é o segundo ano em que a Escola Nossa Senhora do Brasil coloca-se à disposição para palestrar e outras atividades ligadas ao assunto. É uma importante iniciativa que busca preparar alunos cidadãos.

 
     
   
   
 
 
     
 
REUNIÃO GERAL
 
 
 
 

No último dia 18 de junho, às 18h30min, foi realizada uma reunião-geral da VIAVIDA, reunindo voluntários e diretoria na sede da entidade.

Durante o evento foram abordados diversos assuntos de interesse geral da VIAVIDA, além de ser um momento de troca de informações entre as comissões, de sugestões de novas idéias e de propostas de ações futuras.

As reuniões serão mensais, durante todo o ano corrente e a presidente, Lucia Elbern, lançou um desafio aos presentes: que no próximo encontro todos os voluntários que compareceram se comprometessem a trazer mais um voluntário para a reunião, oportunizando um maior entrosamente entre aqueles que participam da luta pela causa das doações de transplantes.

Após o encerramento dos trabalhos houve uma confraternização.

 
     
   
   
 
 
     
 
SEMINÁRIO SOBRE TERCEIRO SETOR NA ULBRA CANOAS
 
     
 

No dia 11 de junho passado a VIAVIDA Pró-doações e Transplantes participou do Seminário sobre o Terceiro Setor, na Ulbra Canoas, no auditório 119 do prédio 1.  O evento foi promovido pelo curso de Serviço Social da Universidade e contou com a palestra da presidente da VIAVIDA, Lucia Elbern, que apresentou a instituição e trouxe informações sobre a campanha de doação de órgãos e tecidos. O público presente – 200 pessoas – recebeu folders distribuídos pelos volutários da entidade.

 
     
   
   
 
 
     
 
VIAVIDA PARTICIPOU DE EVENTO EM ESTRELA
 
     
 

No mês de junho, volutários da VIAVIDA Pró-doações e Transplantes proferiram palestra para a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas, na paróquia da Igreja Luterana, no município de Estrela. Durante o encontro, foi abordado e debatido com o público presente o tema “campanha de doações de órgãos”.

 
     
   
PALESTRA PATROCINADA PELA ARACRUZ
 

No dia 22 de maio último ocorreu, na cidade de São Gabriel, uma palestra sobre doação de órgãos e tecidos. A voluntária da VIAVIDA Maria Elisabet Burin conversou com alunos do Ensino Fundamental da rede municipal (7º e 8º séries). Durante o encontro, a palestrante apresentou um cd com informações sobre a doação de órgãos e tecidos. Foram distribuídos 1.500 folderes e no final foram entregues duas camisetas como brinde àqueles que acertaram as perguntas relativas ao tema abordado.

 
 
 

VIAVIDA Pró Doações e Transplantes
www.viavida.org.br
news@viavida.org.br